1 de fevereiro de 2008

Insónia

Do sono nem sinal… já li, já vi TV, já visitei os sites do costume e cada vez tenho menos vontade de me deitar. Não nos devemos deitar sem sono, dizem os especialistas…
Estive no site do Público, tem uma notícia muito divertida sobre os projectos assinados por engenheiros colegas que ajudaram a tornar mais feias as aldeias, vilas e, principalmente, a cidade da Guarda, onde se contam pelos dedos das mãos os edifícios que se podem admirar. Se considerarmos apenas as contruções da década de oitenta, nem se fala. Há uns anos li um documento, acho que criado pela Ordem dos Arquitectos, que pretendia impedir que os projectos de construção fossem assinados por engenheiros. Na altura assinei mais por pressão dos amigos arquitectos que outra coisa, mas agora percebo que perdi mais uma das grandes causas do final do século XX em Portugal. Paciência, apanho a próxima.
Já dizia Miguel Torga que nas Beiras não existia grandeza nem beleza nas cidades e lugares, apenas alguma tipicidade dada pelo granito. Agora, se ao granito juntarmos os azulejos, as portas de alumínio, as escadarias para o deuxiéme étage e outros elementos arquitectónicos dos anos 70 e 80, temos muito material para risota.

Sem comentários: