11 de dezembro de 2006

Há livros especiais, há livros que nunca esquecemos. há livros que marcam um momento da nossa vida e há momentos da nossa vida que nos fazem recordar livros. e há livros que nos fazem viajar pelo mundo e no tempo e nos fazem viver historias e amar e rir e chorar, e há livros que nos alienam de nós mesmos e que nos fazem esquecer as nossas penas e as dos outros.
há livros extraordinários, de ficcao e magia, de amores perdidos ou reencontrados, de aventuras e de rotinas, de aldeias e de cidades..
e também há livros que sao um desperdício de papel e de tempo, aqueles que nao nos fazem sentir nada, aqueles que nao nos ensinam nada, aqueles que facilmente esquecemos..
e depois há outros. e descubri que sao os mais extraordinários de todos.
sao aqueles que nos fazem viajar pela realidade do nosso mundo e do nosso tempo. aqueles que nos falam da natureza humana, da mais crua e nua forma que existe.
sao aqueles livros que nao nos deixam indiferentes. que nos depertam coisas. que nos despertam da nossa indiferenca, do nosso conformismo, do nosso individualismo. sao livros que despoletam tempestades e furacoes, que acordam os mortos e os vivos e que nos enchem de vontade de mudar o mundo..

com esses livros nas maos, penso que ainda bem que há gente que os escreve e que há gente que os lê. e que ainda bem que há cantores e realizadores de cinema que utilizam a sua profissao para dizer coisas, contar coisas, despertar.
e ainda bem que há gente que se une e organiza para bens colectivos, para mudar o mundo, ainda bem que há gente que acredita. e que nos faz despertar.

aqui ficam 5 titulos e 4 nomes, polemicos ou nao, valem a pena. mesmo.
Eduardo Galeano - Patas arriba...el mundo al revés..
F. Moore - 12 Mitos sobre el Hombre
Jeffrey Sachs - El fin de la pobreza
Paulo Freire - La Cultura del Silencio e A la sombra deste Arból
Orlando Pineda - La Pedagogia del Amor en Nicarágua

3 comentários:

Ana disse...

Um grande bem haja para quem ainda acredita!

Anónimo disse...

E ainda bem que tu existes!!

seafruit disse...

rita linda gostava tanto que escrevesses no blog ! faltas tu aqui, falta essa tua energia e optimismo e liberdade e paixao pela vida !
vá! precisamos de ti aqui !