Erguendo-se num monte ermo do flanco nordeste da Serra da Estrela, a Guarda foi fundada em 1197 por D. Sancho I que a tornou cabeça de diocese e deu-lhe honras citadinas. A carta de Foral tinha um duplo objectivo, atrair e fixar população e de guardar a fronteira Leste, é a cidade mais alta de Portugal, a 1056 metros de altitude. O nome vem do seu papel como guarda junto à fronteira e ainda mantém um aspecto algo austero e agreste.
A Sé em estilo gótico, semelhante a uma fortaleza, começou a ser construída em 1390 e só foi concluída em 1540; o interior, elegante e gracioso, contrasta com a fachada imponente, e o retábulo exibe 100 figuras esculpidas da autoria de João de Ruão.
Outros monumentos: Igreja da Misericórdia, do século XVII, com altares e púlpitos em estilo barroco, construção joanina (século XVIII); Capela do Miléu, estilo românico (século XI); Torre dos Ferreiros e Castelo com torre de menagem (século XII)
Guarda, a Cidade dos 5 F' s: Farta, Forte, Fria, Fiel e Formosa
2 comentários:
Isto tudo para vos dizer que gostava ou melhor quero ir passar o fim-de-ano à Guarda, a 1ª razão todas sabem,a nossa Jô, a 2ª a ideia de estarmos todas juntas e a 3ª a Cidade, como as duas primeiras acredito que partilhemos todas decidi partilhar um pouquinho da História da Cidade.
Enviar um comentário