2 de outubro de 2006

Uma aventurinha na secretaria

Querida Aninhas, não estás só nas tropelias com a burocracia. Vou contar-te a minha experiência. No início de Setembro, quando estive de férias aí em Lisboa, fui à secretaria do ISCTE tratar de pedir equivalência dos meus 4 anos completos da licenciatura às novas licenciaturas de 3 anos na sequência da entrada em vigor do afamado Processo de Bolonha. Informei-me no Departamento de Sociologia, li um documento que explicava os moldes da transição e em que circunstâncias eu poderia então dar por concluída a minha trajectória naquele instituto e, a bem dizer, partir para outra. Designam o processo por integração curricular. Estava tudo muito bem, só que ainda não havia impressos para eu pedir a integração curricular: os únicos impressos disponíveis eram para os alunos que estavam a frequentar o plano curricular de licenciatura em 4 anos. Azar o meu, que estava ainda no plano curricular de 5 anos. Os impressos para mim estariam disponíveis na semana seguinte, entre os dias 11 a 13 de Setembro.
Entretanto, como estava de férias, continuámos com os nossos planos e seguimos para a Figueira de Foz, e no dia 13, meti-me num autocarro às 8.00h da manhã e às 12.00h já estava na secretaria a tratar da integração curricular. Quando teria resposta? Dentro de uma semana, no máximo, porque caso me fosse dado parecer negativo teria de me inscrever e matricular, etc, etc, cenário improvável, pois tenho todas as cadeiras obrigatórias feitas e várias extra, por desporto.
Voltei descansada para a Figueira da Foz, onde cheguei às 19.00h.
Na semana seguinte, já na Guarda, telefonei todos os dias, e pediam-me sempre que voltasse a ligar, porque devia estar quase. Houve um dia que até me disseram que os pedidos tinham ido para a reprografia, para fotocopiar, e que seguramente o meu estaria entre eles. Estava a planear ir depois de amanhã (4.ª feira) a Lisboa, pedir o diploma e o certificado de habilitações da minha singela licenciatura de 3 anos, mas na sexta-feira passada, no meu último telefonema para tentar confirmar a resposta ao meu pedido de integração curricular, informaram-me que os impressos estavam errados. Não o preenchimento do impresso, o impresso em si.
Rebentou a bolha, portanto.
Vou a Lisboa, sim, mas buscar e preencher novo impresso, e tomar uns copos com vosotras, se estiverem por aí.

3 comentários:

katowoman disse...

Isto irrita-me demais, é muita incompetência e depois algúem se admira que a função publica tenha a fama que tem??? eu corria com todos (os incompetentes, claro) sem piedade nenhuma, haja "tomates" para isso...

Ana disse...

haja "tomates" ...

filipaana disse...

pois haja "tomates" e alternativas...