28 de setembro de 2006

Uma aventurinha no Centro de Saúdinha...

No principio do mês pensei que seria bom eu fazer umas analises e exames de rotina e porque não utilizar o nosso Serviço Nacional de Saúde... e porque não!

Primeiro passo - procurar o contacto do centro de saúde da minha area de residência

Segundo passo - efectuar o cantacto...
...45 minutos depois da primeira tentativa de estabelecer o dito contacto e já pronta para desistir a minha chamada é atendida...Uau!
Do outro lado da linha uma voz muito simpática pronta a esclarecer-me qualquer duvida, após eu lhe ter confessado que já não ligava nem tão pouco ia aquele local de prestação de cuidados à muito tempo. Como resposta à minha questão de como fazer para marcar uma consulta para o meu médico de familia, a senhora respondeu-me muito prontamente: " só tem que ligar para a loja do cidadão, para o nosso balcão, o do Ministério da Saúde, eu dou-lhe o numero... ora liga para lá e basta dar o seu numero de utente e lá eles fazem as marcações, porque agora nós aqui já não fazemos as marcações por telefone, a não ser que queira cá vir..."

Terceiro passo- ligar para a loja do cidadão
Bem...fantástico! liguei atenderam-me de imediato, foi só dar o meu numero de utente e para que horas eu pertendia a consulta, apenas disse" o mais cedo possivel" e de repente do outro lado tinha 2 datas possiveis... Ufff! Dia 11 ou 26...uhmmm optei pelo dia 26 ... às 8:40 é a segunda utende.
Modernos que estamos,uhmmm!Marcações pela loja do cidadão... a saúde está informatizada deve ser o choque tecnologico...

Quarto passo - Marcar a consulta e procurar não me esquecer dela...

Pois é... por volta das 8:25 da passada terça-feira dirigi-me ao Centro de Saúde, chegada ao local ... minhas amigas...ufff ... sou confrontada com cerca de 548 placas com nomes de médicos e especialidades e balcões e senhas e...ahhhhhhhhh!

Para não me enganar nem na senha nem no balcão decidi perguntar no balcão central da segurança onde me deveria dirigir ... simpáticamente o Senhor grunhiu algo muito parecido com " buoftxdf 5" agradeci com um sorriso...amarelo mas não deixava de ser um sorriso e dirigi-me ao balcão 5 ... ali ... no balcão 5 tive a experiencia do verdadeiro do unico do Serviço Nacional de Saúde...
-" bom dia, tenho uma consulta marcada par..."
- " o seu cartãozinho por favor.... ( 10 minutos depois) aqui tem... agora pega neste papelinho, sobe as escadinhas, à sua direita vai ver uma portinha, abre e põe o papelinho no cestinho, sai e depois espera que a chamem...são 2,5€ ...não tem trocadinho?"

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!

Não,não tinha trocadinho e senti uma enorme necessidade em repetir a explicação com todos os inhos e inhas... perante a qual a senhora riu...a senhora riu!

Bom... lá subi as escadinhas e fiz tudo direitinho... eram 9:45 e já estava a caminho de Lisboa com uma serie de analises e exames marcados...

Temos sem duvida duas realidades paralelas no Serviço Nacional de Saúde, a realidade informatizada da resposta em tempo util e a realidade do balcãozinho e da senhinha ou seja a realidade atrasadinha...

4 comentários:

filipaana disse...

linda...mas tanta confusão para quê?
1º estás no centro saúde de oeiras certo?
2º a tua médica dá consultas de manhã ou de tarde?
3º se de manhã tens de chegar ao centro lá para as 07h30 ficar na fila até abrir, ver qual a senha que corresponde a tua médica e pronto...
é uma seca...
eu normalmente ligo e peço para falar com a minha médica, peço-lhe os exames e ela deixa-os na recepção...simples não?!!!

EFP disse...

sim... mas tu é só connections... agora a malta nem sabe o nome da médica de família, nem tão pouco se é uma médica ou um médico...

Ana disse...

Só por curiosidade faz dia 10 de Outubro 10 anos que eu não ia ao centro de saúde dai não estar familiarizada com esse tipo de procedimentos...nem tenho as tuas connections...

filipaana disse...

mas quais connections quais quê?!!!! fogo saber o nome do médico de familia é o minimo né!!!!????

eu então até os atestados para o gim é sempre a gaja q mos passa!!!!